Pontes Dentárias

Home / INFORMATIVOS / Pontes Dentárias

Cuidados específicos para pontes dentárias
A produção de sua nova ponte exigiu muito cuidado e muita habilidade. Você deve cuidar dela e da gengiva circundante, de modo simples e com muita atenção.

Higienização adequada
Use sempre uma escova macia e incline-a de tal maneira que ela massageie suavemente a junção dos seus dentes com as gengivas, removendo a placa bacteriana.
Use fio dental diariamente para remover partículas de alimentos e a placa que fica abaixo e ao redor da ponte. Este fio deverá ser composto de 3 partes: extremidade rígida, fibras esponjosas e fio dental regular. A extremidade rígida facilita sua introdução entre a ponte e a linha da gengiva, enquanto as fibras esponjosas agem como uma escova para remover partículas de alimentos e placa bacteriana que ficam entre o dente e a ponte. A parte regular limpa as superfícies laterais dos dentes nas quais se apoia a ponte.

1.Insira o fio pela extremidade rígida entre o dente natural (que funciona como âncora da ponte) e o dente artificial da ponte.
2. Curve o fio suavemente ao redor da superfície do dente-âncora, movimentando-o para cima, penetrando ligeiramente abaixo da linha da gengiva (sulco gengival). Mova o fio para cima e para baixo.
3.Sem retirar o fio, mova-o entre o dente ou dentes artificiais e a gengiva para limpar enta parte da ponte. Ao chegar ao outro dente-âncora, curve o fio e proceda da mesma maneira que o primeiro.

Limpe, também, as duas outras superfícies laterais dos dentes-âncoras, usando o fio regular de manmeira convencional.
É importante que você se sinta bem com a sua nova ponte e que ela dure muito tempo. Peça ao seu dentista que recomende o melhor método e técnica para cuidar da sua ponte.

Uso de escovas interdentais
É recomendado o uso de escovas interdentais. Sua grande vantegem é que elas permitam alcançar áreas da boca que de outra maneira seriam inacessíveis, para remover a placa bacteriana e partículas de alimentos. Elas também são ideais para massagear e limpar espaços entre oa dentes, bem como ao redor e abaixo de coroas e pontes.

1. Com movimentos curtos para dentro e para fora, introduza a ponta da escova suavemente entre os seus dentes ou mova-a de encontro aos seus dentes naturais e entre os dentes naturais que funcionam como uma âncora e os dentes artificiais da ponte, para uma minuciosa higienização.
2. Gire a escova suavemente entre o polegar e o indicador para melhorar a ação limpadora, se o acesso permitir.